Clippers são ameaça real nos playoffs – se Kawhi Leonard continuar saudável
Toda vez que alguém diz “se Kawhi Leonard conseguir ficar saudável”, já sabemos que é um risco. Mas… se Kawhi Leonard conseguir ficar saudável, o Los Angeles Clippers será um grande problema para qualquer adversário na pós-temporada.
Apesar da vitória sobre o Orlando Magic por 96 a 87 na segunda-feira, que marcou o 11º triunfo nos últimos 14 jogos, os Clippers ainda precisam brigar por uma vaga direta nos playoffs. Atualmente na oitava posição do Oeste (43-32), a equipe segue de perto Memphis Grizzlies (5º) e Golden State Warriors (6º), com a vantagem de ter o critério de desempate sobre ambos.
Ou seja, o time de Tyronn Lue pode terminar com um top 5 na conferência e entrar forte na disputa pelo título. Mas, independente da seed final, ninguém vai querer enfrentar esse time se Kawhi seguir jogando nesse nível.
Kawhi Leonard está jogando como um MVP nos Clippers
Antes de um jogo abaixo da média contra o Magic, Leonard estava com média superior a 25 pontos por jogo, com aproveitamentos absurdos nos últimos oito jogos:
Área restrita: 74,2%
Garrafão: 52,4%
Média distância: 57,7%
Bolas de três: 56,1%
Depois de perder os primeiros 34 jogos da temporada devido a um problema no joelho, Kawhi voltou sem explosão. Mas, nas últimas semanas, ele vem dominando. Está atacando com velocidade, encontrando espaços na defesa, contribuindo nos rebotes e defendendo em alto nível.
É sempre arriscado dizer que Leonard está “de volta” – mas se continuar assim, ele coloca os Clippers como um verdadeiro candidato ao título.
Clippers têm uma das melhores defesas da NBA – e um ataque que finalmente engrenou
A defesa dos Clippers sempre foi forte nesta temporada, mas um ataque próximo do bottom 10 da liga limitava o time. A diferença? Kawhi Leonard saudável muda tudo.
Com ele em quadra, os Clippers superam os adversários por 9 pontos a cada 100 posses – um desempenho ofensivo equivalente ao 6º melhor da NBA, segundo Cleaning the Glass.
📊 Desde 1º de março, os Clippers são o 4º melhor ataque da liga.
As únicas derrotas nesse período foram para Thunder e Cavaliers – as duas melhores equipes da NBA –, e por apenas sete pontos somados. E detalhe: Kawhi não jogou contra o Cavs, e mesmo assim os Clippers quase venceram.
Harden pode ser confiável nos playoffs?
É compreensível ter dúvidas sobre James Harden em um time candidato ao título. Afinal, os 76ers sofreram com suas atuações fracas nos Jogos 6 e 7 da semifinal de conferência contra Boston em 2023.
Mas, até agora, Harden tem jogado muito bem. Ele segue sendo um dos melhores passadores da NBA e, antes do jogo contra Orlando, tinha média de 25 pontos com 38% nas bolas de três nos últimos 15 jogos.
Peças de apoio fazem dos Clippers um time perigoso
Além de Kawhi e Harden, os Clippers têm um elenco muito forte:
Norman Powell – Marcou 34 pontos contra o Magic e está entre os melhores arremessadores da NBA.
Ivica Zubac – Pegou 20 rebotes na última partida, tem sido um monstro defensivo e está no top 5 da NBA em win shares.
Kris Dunn – Melhor defensor da equipe, liderando a NBA em defensive box plus-minus.
Derrick Jones Jr. e Zubac – Defesa de elite em qualquer rotação.
Amir Coffey – Pode nem entrar na rotação dos playoffs, mas é um jogador sólido.
Os Clippers podem jogar grandes (com Zubac no garrafão) ou pequenos (com Batum como pivô) sem perder eficiência.
Clippers são um verdadeiro candidato ao título?
O Oeste está equilibrado abaixo do OKC Thunder, e um Kawhi Leonard saudável pode ser o grande diferencial em uma série apertada.
Sim, a grande questão é a durabilidade do camisa 2. Mas, se ele mantiver esse nível, está na hora de levar os Clippers a sério como um dos grandes candidatos ao título da NBA 2025.