Luka Dončić voltou para Dallas pela primeira vez como jogador do Los Angeles Lakers – e foi impossível segurar as lágrimas.
O retorno do astro esloveno à cidade onde se tornou ídolo foi marcado por um momento emocionante, com vídeo tributo, aplausos de pé e até camisetas especiais distribuídas aos fãs dos Mavericks. Foi o tipo de recepção que raramente acontece na NBA moderna, principalmente após uma troca polêmica.
Uma despedida que ninguém queria
Segundo o repórter Sam Quinn, da CBS Sports, Dončić pretendia assinar uma extensão supermáxima com o Dallas Mavericks nesta offseason. Porém, a diretoria da franquia não se sentiu confortável em oferecer o contrato – e optou por uma das trocas mais controversas da história da NBA: enviar Luka Dončić para os Lakers.
Na quarta-feira (9), Dončić pisou novamente no American Airlines Center, mas desta vez com o uniforme roxo e dourado. O clima, no entanto, foi de carinho e gratidão. Luka foi visto abraçando ex-funcionários da equipe e foi ovacionado já no aquecimento.
Durante as introduções do jogo, os telões exibiram um vídeo tributo ao camisa 77. Dončić não conseguiu conter as lágrimas ao assistir, emocionado, a homenagem vinda da torcida que o viu crescer na liga.
“Obrigado por tudo”, diz a torcida em esloveno
Os fãs receberam camisetas com a frase “hvala za vse” – que significa “obrigado por tudo” em esloveno. E eles mostraram que ainda consideram Luka como um deles: ovacionaram o jogador em cada toque na bola, aplaudiram suas cestas e até soltaram gritos de “MVP” quando ele foi para o lance livre.
Já nas arquibancadas, os gritos de “fire Nico!” (demite o Nico!) ecoaram por todo o ginásio. A crítica era direcionada ao gerente-geral Nico Harrison, responsável direto pela decisão de trocar Dončić.
Comparações com Babe Ruth e sentimento de arrependimento
A troca foi tão mal recebida que até o técnico Jason Kidd comparou, meio sem querer, a negociação de Luka com a lendária troca de Babe Ruth dos Red Sox para os Yankees – um dos maiores erros da história do esporte americano.
O clima em Dallas era claro: Dončić queria ficar. A torcida queria que ele ficasse. Mas a diretoria foi na direção oposta. Agora, vestindo o uniforme dos Lakers, Luka parece mais motivado do que nunca a mostrar o tamanho do erro que os Mavericks cometeram ao deixá-lo sair.