Philadelphia 76ers confirmou que Joel Embiid passará por uma cirurgia artroscópica no joelho esquerdo na próxima semana. A informação foi divulgada por Shams Charania, da ESPN.
Os médicos avaliarão a recuperação do astro da NBA em seis semanas, e a expectativa é de que ele tenha uma recuperação completa.
Lesão e Cirurgia de Joel Embiid
Embiid, que foi eleito MVP da NBA em 2023, já estava afastado desde 28 de fevereiro, quando os 76ers anunciaram que ele ficaria fora do restante da temporada devido a “problemas persistentes no joelho esquerdo” que o tornavam “medicamente impossibilitado de jogar”.
“A equipe e os especialistas continuarão trabalhando com Joel para garantir o melhor caminho para sua saúde e desempenho a longo prazo”, disse o time em comunicado oficial.
O pivô atuou em apenas 19 dos primeiros 58 jogos dos Sixers antes do anúncio de seu afastamento definitivo.
Histórico de Lesões e Tentativas de Retorno
Não é a primeira vez que Joel Embiid enfrenta problemas no joelho. Em fevereiro de 2024, o jogador passou por uma cirurgia bem-sucedida no menisco do joelho esquerdo. Depois de dois meses de recuperação, ele retornou para o fim da temporada regular e disputou os playoffs. Além disso, participou das Olimpíadas de Paris 2024 pela seleção dos Estados Unidos.
Porém, os problemas no joelho continuaram, prejudicando sua preparação para a temporada 2024-25. Ele só fez sua estreia em 12 de novembro e, mesmo depois de voltar, passou a entrar e sair da rotação do time com frequência.
Segundo Shams Charania e Ramona Shelburne, da ESPN, Embiid recebeu “diversas injeções” no joelho esquerdo durante a temporada, tentando atuar apesar das dores. No entanto, a dor e o inchaço se agravaram, tornando sua presença em quadra incerta.
No início de fevereiro, o jogador admitiu pela primeira vez que poderia precisar de uma nova cirurgia e destacou que um período de descanso maior nesta intertemporada, diferente da intensa agenda de 2024, poderia beneficiar sua recuperação.
Futuro de Joel Embiid na NBA
Desde que foi draftado pelos 76ers em 2014, Embiid perdeu mais de 400 jogos devido a lesões. O jogador ainda tem contrato por mais duas temporadas, com uma opção de jogador para a temporada 2028-29.
O Philadelphia 76ers terá um grande desafio sem seu principal jogador, que vinha mantendo números de MVP antes da lesão. O time precisará encontrar soluções para se manter competitivo na Conferência Leste enquanto aguarda a recuperação de Embiid.