New York Knicks demitem Tom Thibodeau após eliminação nos Playoffs da NBA 2025

You are currently viewing New York Knicks demitem Tom Thibodeau após eliminação nos Playoffs da NBA 2025

O New York Knicks decidiu demitir o técnico Tom Thibodeau, segundo informação divulgada nesta terça-feira (3) pela própria franquia. A decisão veio apenas três dias após a eliminação na final da Conferência Leste para o Indiana Pacers, em uma série que terminou 4 a 2.

Os Knicks começaram a temporada com uma missão clara: buscar o primeiro título desde 1973. Para isso, fizeram movimentos ousados na offseason, trocando seis escolhas de primeira rodada, uma troca de picks, Julius Randle e Donte DiVincenzo para trazer Mikal Bridges e Karl-Anthony Towns. Mesmo alcançando sua melhor campanha desde o ano 2000, o time não conseguiu chegar às Finais da NBA.

Números de Thibodeau nos Knicks

  • 226 vitórias e 174 derrotas em cinco temporadas
  • Aproveitamento de 56,5% na temporada regular
  • 4 idas aos Playoffs e 4 séries vencidas

Declaração oficial do presidente dos Knicks, Leon Rose:

Nossa organização tem como objetivo único conquistar um campeonato para os nossos torcedores. Essa busca nos levou à difícil decisão de informar Tom Thibodeau que seguiremos por outro caminho. Não temos palavras para agradecer o quanto ele se dedicou nesses cinco anos, conduzindo a equipe com classe, profissionalismo e ótimos resultados. Mas entendemos que essa é a decisão que acreditamos ser a melhor para o futuro dos Knicks. Tom sempre fará parte da família Knicks e desejamos tudo de melhor para ele.

De técnico do ano à demissão: o ciclo de Thibs em Nova York

Thibodeau chegou aos Knicks em 2020, assumindo um time que estava há sete temporadas fora dos Playoffs. Na sua primeira temporada, foi eleito Técnico do Ano, levando o time a uma campanha de 41 vitórias e 31 derrotas.

Após ficar fora dos Playoffs em 2022, os Knicks se reconstruíram em torno de Jalen Brunson, que virou peça-chave para duas campanhas consecutivas chegando ao segundo round — até que veio o ousado “all-in” na temporada 2024-25, com as chegadas de Bridges e Towns.

Problemas de desgaste e falta de banco foram decisivos

O estilo de Thibodeau, conhecido por exigir muitos minutos dos titulares, começou a cobrar seu preço. O próprio Mikal Bridges, em março, chegou a declarar que “jogar tantos minutos não é divertido para o corpo”.

Além disso, o técnico não desenvolveu um banco confiável. Isso ficou escancarado quando o time teve dificuldade para executar o pick-and-roll entre Brunson e Towns, já que os adversários usavam seus pivôs para marcar Josh Hart, um dos piores chutadores da equipe, anulando o ataque dos Knicks. Uma solução óbvia seria colocar Deuce McBride no lugar de Hart, mas essa formação jogou apenas 82 posses na temporada regular.

Erros cruciais na final do Leste

O auge dos problemas veio justamente na série contra o Indiana Pacers, na final da Conferência Leste. Mesmo após sugestões internas de mudar o quinteto titular, Thibodeau insistiu na formação que mais jogou na NBA durante a temporada, pelo menos nos dois primeiros jogos — ambos perdidos em casa.

O quinteto titular dos Knicks teve um saldo de -29 pontos nos dois primeiros jogos e -31 pontos no total da série. Inclusive, estavam em quadra na derrota histórica do jogo 1, quando o time tomou uma virada de 9 pontos no último minuto — um dos momentos mais traumáticos da temporada.

Thibodeau até fez ajustes no decorrer da série, como colocar em quadra Landry Shamet e Delon Wright, praticamente esquecidos até então. Mas ficou o questionamento: por que esperar duas derrotas para fazer isso?

O resultado: eliminação em 6 jogos em uma série absolutamente vencível.

Retrospecto de Tom Thibodeau nos Knicks:

TemporadaCampanhaPlayoffs
2020-2141-31Eliminado 1º round (Hawks)
2021-2237-45Fora dos Playoffs
2022-2347-35Eliminado 2º round (Heat)
2023-2450-32Eliminado 2º round (Pacers)
2024-2551-31Eliminado Final do Leste (Pacers)

E agora? Knicks entram no mercado de técnicos

Mesmo com a demissão, Thibodeau sai como o quarto técnico com mais vitórias na história dos Knicks, atrás de Red Holzman, Joe Lapchick e Jeff Van Gundy.

Agora, a franquia entra no mercado buscando um novo comandante para um elenco considerado pronto para brigar pelo título imediatamente. A pressão é enorme: quem assumir sabe que o recado é claro — ou vence o campeonato, ou fracassa.

O mercado de técnicos está aquecido, e os Knicks devem atrair muitos candidatos qualificados, considerando o talento disponível no elenco e a gestão sólida da diretoria.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments