O armador do Cleveland Cavaliers, Darius Garland, pode ter disputado seus últimos jogos pela franquia. Segundo o site ESPN, o jogador passou por cirurgia no pé e ficará fora por 4 a 5 meses, em meio a intensos rumores de troca.
Cirurgia no pé e tempo de recuperação
De acordo com o insider Shams Charania, do The Athletic e da ESPN, Darius Garland passou por uma cirurgia para tratar uma lesão no dedo do pé e deverá ficar afastado das quadras por aproximadamente quatro a cinco meses. A expectativa, segundo comunicado oficial dos Cavaliers, é que o jogador esteja 100% recuperado até o início do training camp da temporada 2025-26.
No entanto, Charania e o também repórter da ESPN, Brian Windhorst, destacaram que Garland provavelmente vai perder parte do início da temporada regular, mesmo com uma boa recuperação.
Cavs abertos a negociações por Garland?
Durante uma participação na rádio ESPN Cleveland, na última semana, Brian Windhorst afirmou que existe uma crença interna de que Garland pode ser negociado “nas circunstâncias certas”. O jornalista também revelou que os Cavaliers estão abertos a ouvir propostas pelo armador de 24 anos.
Essa notícia ganhou força especialmente após a eliminação precoce do time nos playoffs e com os boatos de possíveis mudanças no elenco para fortalecer o elenco ao redor de Donovan Mitchell — que também é alvo de rumores sobre seu futuro.
Temporada sólida, mas com lesão no momento errado
Mesmo com os rumores e a lesão, Garland fez uma excelente temporada regular. Ele disputou 75 partidas — o maior número de sua carreira — com médias de:
- 20,6 pontos
- 6,7 assistências
- 2,9 rebotes
- 1,2 roubos de bola
- 47,2% de aproveitamento nos arremessos (melhor marca da carreira)
- 40,1% nas bolas de três
Os Cavaliers terminaram a temporada regular com a melhor campanha do Leste (64-18), mas caíram nas semifinais de conferência para o Indiana Pacers, principalmente devido a uma série de lesões de jogadores importantes, incluindo Garland.
Nos playoffs, o armador jogou apenas três dos cinco jogos da série contra Indiana, visivelmente limitado pela lesão no pé, e teve médias discretas de 14,0 pontos e 4,0 assistências.
O que esperar do futuro de Garland?
Mesmo lesionado, Darius Garland continua sendo um dos armadores mais habilidosos da NBA, com grande capacidade de criação, visão de jogo e arremesso de elite. Por isso, diversas franquias devem continuar interessadas em uma possível troca durante a offseason, especialmente aquelas que buscam um organizador de jogo jovem e já com experiência de playoffs.
Com o Cleveland Cavaliers lidando com decisões importantes sobre o futuro de Donovan Mitchell e a estrutura do elenco, não seria surpresa se Garland for envolvido em alguma negociação até o início da temporada 2025-26.