John Wall anuncia aposentadoria da NBA após 11 temporadas: ídolo do Washington Wizards encerra carreira

You are currently viewing John Wall anuncia aposentadoria da NBA após 11 temporadas: ídolo do Washington Wizards encerra carreira

John Wall se despede da NBA: um dos maiores da história do Wizards pendura as sneakers

O armador John Wall, primeira escolha do Draft de 2010 e eterno ídolo do Washington Wizards, anunciou oficialmente sua aposentadoria da NBA após 11 temporadas. A informação foi divulgada por Chris Bengel, do CBS Sports.

Wall não entra em quadra desde a temporada 2022-23, quando atuou pelo Los Angeles Clippers. Agora, aos 33 anos, encerra uma trajetória marcada por talento, explosão atlética, conquistas individuais e, infelizmente, muitas lesões que atrapalharam seu auge.


Carreira marcada por brilho e obstáculos

Durante sua passagem pela liga, John Wall acumulou médias de 18,7 pontos, 8,9 assistências, 4,2 rebotes e 1,6 roubos de bola por jogo, números que mostram a importância que teve como um dos principais armadores de sua geração.

Selecionado em 2010 pelo Wizards, Wall passou nove temporadas na franquia da capital antes de ser trocado em 2020 para o Houston Rockets em um negócio que levou Russell Westbrook para Washington.

Logo em sua temporada de calouro, Wall mostrou que era especial: 16,4 pontos, 8,3 assistências, 4,6 rebotes e 1,8 roubos por jogo, ficando em segundo lugar na votação de Rookie of the Year, atrás apenas de Blake Griffin.

Com ele no comando, os Wizards foram para os playoffs em quatro ocasiões, chegando duas vezes às semifinais do Leste.


Lesões atrapalharam a reta final da carreira

Apesar do sucesso, Wall sofreu com sérias lesões nos joelhos e tendão de Aquiles, que limitaram sua presença em quadra. Em suas últimas quatro temporadas, ele atuou em 41 jogos ou menos em cada uma delas.

Em 2022, assinou contrato de US$ 13 milhões por dois anos com os Clippers, mas disputou apenas 34 jogos antes de ser trocado de volta para o Rockets em uma negociação de três equipes que envolveu também o Memphis Grizzlies.


Conquistas e legado na NBA

Mesmo com os obstáculos, John Wall construiu um currículo de respeito:

  • 🏀 5x All-Star
  • 🏀 All-NBA Third Team (2017)
  • 🏀 NBA All-Defensive Second Team (2015)
  • 🏀 Campeão do Slam Dunk Contest (2014)

Na história do Washington Wizards, ele se despede como 4º maior cestinha da franquia, com 10.879 pontos — ficando atrás apenas de Elvin Hayes (15.551), Bradley Beal (15.391) e Jeff Malone (11.083).


Antes da NBA: estrela em Kentucky

Antes de brilhar no maior basquete do mundo, John Wall foi destaque absoluto no basquete universitário. Chegou como 5-star recruit e rapidamente virou sensação em Kentucky, comandado pelo lendário técnico John Calipari.

Na temporada 2009-10, Wall teve médias de 16,6 pontos, 6,5 assistências e 4,3 rebotes, conquistando os prêmios de SEC Player of the Year, MVP do Torneio da SEC e levando os Wildcats até o Elite Eight do March Madness.


Despedida de um ícone

Com estilo de jogo explosivo, velocidade absurda e muita visão de quadra, John Wall deixa a NBA como um dos armadores mais marcantes da última década.

Apesar das lesões, sua passagem pelo Washington Wizards consolidou seu nome na história da franquia e no coração dos fãs.

0 0 votes
Article Rating
S’abonner
Notifier de
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments